Como me preparar juridicamente para o retorno das atividades comerciais pós-coronavírus.

A pandemia do coronavírus (COVID-19) trouxe inúmeras mudanças na vida dos brasileiros em razão da crise econômica.

Certamente, as empresas foram as mais afetadas, tendo em vista que o isolamento social, necessário para achatamento da curva de transmissão, causou uma redução drástica de receita.

Neste momento, é essencial planejar juridicamente o retorno do comércio após o período de calamidade pública, permitindo que as atividades sejam retomadas e o negócio continue em crescimento. 

É preciso, também, ter em mente que os efeitos econômicos e sociais decorrentes da pandemia causada pelo coronavírus alteraram o mundo dos negócios para sempre. 

A transformação digital já era algo planejado pelo mercado para o médio prazo. Todavia, o estado de calamidade pública impulsionou empresas a adotar, desde logo, essas novas práticas. 

A era digital será crucial para o comércio a partir de agora e por isso, é preciso planejar o crescimento da sua empresa pós-coronavírus.

O primeiro passo é analisar o ramo empresarial e vislumbrar medidas que possam acompanhar a transformação digital. É essencial que os negócios adotem plataformas digitais para se manter, pois a sociedade, a partir de agora, será exponencialmente movimentada digitalmente.

Assim, o empresário deverá planejar como será a relação de trabalho dos colaboradores, pois, a ausência de regulamentação do modo de trabalho poderá ocasionar demandas judiciais indesejadas. 

Também, apesar da preferência aos meios digitais, as empresas devem se atentar à humanização e boa relação com clientes, fornecedores e parceiros. Como deverá ser essa relação? É importante pactuar as condições e valores para manutenção e criação de novas parcerias. 

E principalmente formalizar por escrito todas e quaisquer negociações realizadas em tempos de pandemia. Prorrogação de tributos, prorrogação de pagamentos por fornecedores, suspensão total das atividades e dos contratos de trabalho são exemplos de acordos que inevitavelmente deverão ser quitados e cumpridos após a pandemia.

Não deixe de planejar, este momento é crucial para que seu negócio continue ativo.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos a conversa. Se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp clicando aqui, ou ligando para o telefone (41) 3022-2216. Será um prazer orientar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENDEREÇO

Rua Voluntários da Pátria, 400, 19º andar Praça Osório - Curitiba, PR

© 2020 Ling Virmond Advogados Associados – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Open chat